Como resistir às delícias de fim de ano?

Se já é difícil controlar a alimentação e fazer dieta no dia a dia, imagine só durante as festas de fim do ano, diante das mesas fartas, repletas delícias e tentações. Resistir é uma missão quase que impossível, não é mesmo?

Se você está de dieta então, com toda certeza já começou a bater aquele desespero, aquela ansiedade antecipada só de pensar em quanto terá de se controlar para não enfiar o pé na jaca.
Para ajudar a não perder os resultados conquistados no decorrer do ano, a Nutricionista da Ravi, Flávia Ferazzo, preparou algumas dicas para que você faça as escolhas certas nas festas de fim de ano.

O que comer?
Existem algumas comidas que são tradicionais de Natal, como o Chester, que podem ser consumidas mesmo por aqueles que estão em dieta, assim como outras carnes de aves, como frango e peru.

Uma dica legal é retirar a pele delas antes de consumir e também preferir o peito a coxa, por ser mais magro. É melhor também optar por preparações assadas. Fuja das frituras!
Os peixes também são uma excelente opção. Já carnes vermelhas como pernil, costelas devem ser evitadas pelo alto teor de gorduras. Caso não consiga abrir mão de se deliciar com uma dessas opções, use o bom senso. Um pedaço pequeno pode satisfazer sua vontade e não trará grandes prejuízos.

Saladas bem coloridas, frutas da estação, cereais e frutas secas como tâmaras, damascos e uvas passas também podem entrar no cardápio. Fique atento ao molhos e temperos, escolha sempre opções mais leves e evite produtos industrializados, geralmente com muito conservantes e aditivos químicos.

O que beber?
As bebidas alcoólicas estão liberadas com moderação, com ressalva ao uso de medicamentos com restrições ao consumo de álcool, mas o ideal é consumir até duas taças de vinho ou champanhe nos dias das festas. Difícil, né?
Para compensar, os sucos naturais de frutas sem açúcar, isotônicos e água podem ser ingeridos à vontade. Com um pouco de criatividade você pode se surpreender com sucos deliciosos, de combinações exóticas e muito saudáveis.
Mas para quem não abre mão mesmo das bebidas de fim de ano, opte por um consumo consciente e tente fazer as melhores escolhas.

Importante saber antes de beber:
Batidas: 1 copo (100ml) tem 251Kcal;
Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162Kcal
Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90Kcal
Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal
Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal
Licores: 1 cálice (20ml) tem 69Kcal
Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal
Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal
Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal
Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72Kcal
Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal

Preciso fugir das sobremesas?
É difícil falar “não” para tantas sobremesas deliciosas nas ceias de fim de ano, não é verdade? Mas que tal aproveitar as saladas de frutas elaboradas, as gelatinas e trocar o sorvete de chocolate por uma versão light?
O creme de papaia também é uma boa alternativa, basta preparar a versão mais saudável e light, batendo o mamão com bastante gelo, leite ou iogurte desnatado e adoçante. No lugar do licor de cassis, você pode colocar uma geleia de frutas vermelhas.
Outras dicas que podem ajudar muito:
Não fique sem comer o dia todo aguardando a ceia: siga sua dieta normalmente durante o dia e procure comer uma fruta ou iogurte desnatado antes de sair de casa. Assim, não chegará faminto à festa e conseguirá escolher melhor o que vai colocar no prato.
Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. Eles têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Porém, evite exagerar, já que esses alimentos são bem calóricos. Para deixar o snack ainda mais nutritivo, misture frutas secas. Ricas em vitaminas e antioxidantes, elas ajudam a melhorar o humor e diminuir a ansiedade.

Mas se apesar dos cuidados você não conseguir resistir às delícias de fim de ano, então relaxe e aproveite, afinal ninguém é de ferro e sempre se pode retomar à dieta e redobrar a malhação no dia seguinte. cbd products importante é ser feliz! Boas Festas!

 

Nutricionista – Flávia Ferazzo Figueiredo