Gastronomia sustentável: você sabe o que é?

Vivemos em 2018. O mundo mudou – e as prioridades também. Na década de 50, a Revolução Verde surgiu com o objetivo de acabar com a fome no mundo, através da utilização de novas tecnologias agrícolas. Nos dias de hoje, entretanto, cerca de 850 milhões de pessoas passam fome no mundo e, anualmente, 1 bilhão de toneladas de comida é desperdiçado no mundo. É nesse contexto que surge o conceito de gastronomia sustentável.

Hoje, no mundo todo, o número de pessoas obesas superou o de pessoas abaixo do peso – sem contar que muitas dessas pessoas, apesar do sobrepeso, possuem uma nutrição precária e acabam ficando sujeitas a outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos.

Ao mesmo tempo em que essas mudanças aconteceram, principalmente pelo incentivo de grandes indústrias, a preocupação com o meio ambiente cresceu ainda mais. A sustentabilidade, conceito bastante popular nos dias de hoje, significa suprir as necessidades atuais dos seres humanos, de maneira inteligente, para que o futuro das próximas gerações não seja afetado. Bastante aceito, o conceito chegou na gastronomia e, ao que parece, veio para ficar.

A gastronomia sustentável visa diminuir ao máximo os impactos ambientais, preocupando-se também com a procedência dos alimentos utilizados, além de contribuir com o desenvolvimento regional e produtores locais.

É recomendado, por exemplo, ao seguir uma gastronomia sustentável, o uso de produtos orgânicos, que não causem danos ao meio ambiente ou à saúde humana. O uso de ingredientes regionais, por sua vez, visa beneficiar os produtores locais, além de evitar emissões de gases durante o transporte. Evitar o consumo de espécies ameaçadas de extinção também é uma das preocupações, uma vez que a venda de produtos derivados de algumas espécies em risco de extinção ocorre em alguns lugares do país.

Uma grande preocupação da gastronomia sustentável é evitar o desperdício de alimentos – anualmente, cerca de 1 bilhão de toneladas de comida é desperdiçado no mundo. Ao buscar reduzir o desperdício, os gastos com ingredientes são menores e o impacto ambiental é reduzido (o planeta agradece!).

A preocupação com a conservação da biodiversidade e a busca por inovação na culinária contribuiu para difundir o conceito de gastronomia sustentável, que já possui vários adeptos, inclusive vários chef’s brasileiros. Assegurar a sustentabilidade no preparo dos alimentos é extremamente importante, para a natureza e para a saúde.

A Ravi Congelados Gourmet procura valorizar a consciência sócio-ambiental dentro da empresa e oferece deliciosos pratos ultracongelados, com ingredientes selecionados e opções para todos os gostos. Venha conhecer a Ravi e leve mais sabor e praticidade para a sua vida!