Por que diminuir o consumo de frituras?

Não há como negar que as frituras são saborosas e por isso eliminá-las da nossa vida é tão díficil. Mas é importante ficar alerta, porque o consumo excessivo de frituras pode trazer muitas consequências ruins para saúde que vão muito além do aumento de peso e colesterol que tanto já ouvimos falar no dia a dia. Isso porque fritar alimentos desencadeia a formação de substâncias cancerígenas.

De acordo com um estudo realizado por cientistas do Centro Fred Hutchinson de Pesquisa sobre o Câncer (EUA), essas substâncias cancerígenas são formadas quando o óleo é aquecido a temperaturas necessárias para que o alimento seja frito. A concentração das substâncias aumenta com a reutilização de óleo e o aumento do tempo de fritura.

Além disso, essa degradação acontece mesmo com os óleos mais benéficos para saúde, como o azeite e óleos de peixe. Um peito de frango que é frito por 20 minutos contém mais de nove vezes a quantidade de compostos tóxicos do que um peito de frango cozido por uma hora, por exemplo.

Os compostos cancerígenos formados no processo são:

Acrilamida: encontrado em alimentos ricos em carboidratos, como batatas fritas

Aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos: substâncias químicas formadas quando a carne é cozida a altas temperaturas

Aldeído: composto orgânico encontrado no perfume

Acroleína: substância química encontrada em herbicidas

Mas então, como evitar frituras?

Além de serem saborosas, as frituras estão tão presentes na nossa vida também pela sua praticidade. Os famosos fast food já são conhecidos por oferecem uma gama de produtos fritos que contemplam a população com agilidade e praticidade.

No entanto, não pense que não existem refeições que conseguem ser práticas e ao mesmo tempo fáceis de fazer. Atualmente, existem muitas empresas focadas em produzir refeições que são saudáveis e fáceis de fazer. Mas lembre-se sempre de verificar se um nutricionista acompanhou o desenvolvimento das receitas. Questione a quantidade de óleo utilizada e em caso de comidas congeladas é sempre bom conhecer como foi esse processo para validar se não houve perda de sabor e nutrientes.

Além disso, no dia a dia tente trocar os fritos por assados. Aquela batatinha frita pode ser feita no forno ou em fritadeiras elétricas que não necessitam de óleo. Em vez de comer salgadinhos fritos durante festas, que tal escolher os assados? E claro, vale ressaltar que o equilíbrio é a chave de uma vida saudável. Você não precisa se privar de comer tudo o que é frito, mas foque no consumo moderado.