Petit Gâteau: para adoçar o seu dia

O Petit Gâteau, ele mesmo, aquele delicioso bolinho de chocolate, assadinho por fora e com recheio cremoso por dentro, tem histórias inusitadas e, ao longo dos anos, várias versões surgiram para tentar explicar a origem desta sobremesa tão especial.

Uma das versões conta que Jean-Georges Vongetrichten, um chef francês radicado em NY, teria criado a receita ao errar na quantidade de farinha que precisava usar para fazer bolinhos, se deparando com algo novo. Em outra, um aprendiz de chef norte-americano também havia cometido um erro ao aquecer demais o forno para assar os bolinhos, fazendo com que ele assasse por fora e ficasse molinho por dentro, eles teriam sido servidos e conquistado o gosto dos clientes. Independente da história, o fato é que o Petit Gâteau caiu no gosto do consumidor e ganhou o mundo.

Mas, como ele chegou ao Brasil?

Por aqui também há um pouquinho de controvérsia sobre a sua história, uns afirmam que foi a Chef mineira Bernadette Bahia Mascarenhas que em 1980, trouxe a receita da França incluindo-a ao cardápio do seu restaurante, o Chez Dadette Haute Cuisine. Outros afirmam que a receita original, somente chegou ao Brasil em 1990, quando os chefs de cozinha francesa Erick Jacquin e Michel Brás, se estabeleceram no Brasil e começaram a produzi-la em restaurantes de São Paulo. Versão esta, defendida publicamente pelo próprio Chef Jacquin.

Já está tão difundida, que sua origem é o que menos importa, já virou 100% Brasileira. O clássico Petit Gâteau de chocolate, já ganhou versões de doce de leite, goiabada, queijo, limão siciliano, pimenta, café, entre outras e está presente nos mais diversos cardápios, seja em restaurantes sofisticados, populares ou até mesmo em fast foods.

Com uma receita aparentemente simples, o segredinho fica na qualidade dos ingredientes, no uso do forno bem quente e no tempo certo, um cuidado fundamental para não passar do ponto e perder toda a cremosidade que se espera em seu interior.

Hoje em dia é possível encontrar no mercado, opções para consumir em casa, seja com a massa para assar ou já pré-assadas, mas com o inconveniente de serem industrializadas, terem conservantes em suas preparações e precisarem de pré descongelamento em refrigeração de até 4 horas antes do tempo de forno, o que não é nada prático, não é mesmo?

A Ravi Alimentos inova neste quesito, trazendo ao mercado uma linha de sobremesas prontas e ultracongeladas, aí incluso o Petit Gâteau, que é preparado artesanalmente com chocolate meio amargo, sem uso de aditivos e conservantes e com tempo de preparo de apenas 45 segundos em microondas. Mais prático e gostoso, impossível!

Seja você chocólatra ou não, pode ter certeza que vale a pena experimentar.