A deliciosa diversidade da gastronomia brasileira

Mesmo com a influência de várias culturas, a gastronomia brasileira tem suas particularidades e se mantém forte no cenário mundial. Com ingredientes e tradições de várias regiões brasileiras, a simples combinação entre o arroz e o feijão é unanimidade, mas o preparo se difere de acordo com cada região do país. Esta combinação é apenas um dos diversos pratos típicos brasileiro, pois a gastronomia brasileira vai muito além.

Durante a copa de 2014 o Ministério da Cultura, lançou o livreto AROMAS, CORES & SABORES DO BRASIL com o intuito de disseminar a rica gastronomia brasileira e segundo um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), mais de 93% dos estrangeiros que passaram pelo país durante este evento aprovaram a riqueza e a diversidade da culinária brasileira.

A fim de explorar mais as raízes da nossa gastronomia, destacamos neste artigo as principais influências culinárias e os pratos típicos de cada região. Assim é possível perceber a  presença da culinária regional, também no mix de produtos Ravi.

Cada pedacinho do Brasil contribui com seus costumes, alimentos e formas de preparo, para essa grande e maravilhosa miscigenação gastronômica. O sul é conhecido pelo churrasco e por seu tradicional charque, carne bovina salgada e dessecada, também conhecida em outras regiões como carne seca ou carne de sol, com pequenas variações no preparo e na carne usada. Mas também apresenta uma forte presença da cozinha alemã e italiana, verdadeiro reduto de cozinhas da Nonna, sem desperdícios e que satisfaz pela fartura e sabor.

A região sudeste tem influência portuguesa, africana e indígena, o que pode ser notado no uso de raízes como a mandioca, grãos e vegetais usados nos pratos como tutu de feijão, viradão paulista, feijoada, pão de queijo, entre outros. No litoral predomina os pratos com peixes e frutos do mar, como a famosa moqueca capixaba, com traços da culinária indígena. Já o estado de Minas Gerais ficou famoso pela produção de queijos, em especial o produzido na Serra da Canastra. Quem não gosta de um queijo de minas, não é mesmo?

A gastronomia do centro-oeste é influenciada pela atividade pecuarista, mas contém traços da culinária africana, portuguesa, italiana e síria. E a presença indígena pode ser notada nos pratos preparados com raízes, carne de sol e o famoso pequi. Os peixes encontrados nos rios dessa região também fazem parte do cardápio local como o caldo de piranha e o pintado ao molho.

A culinária nordestina tem uma grande influência africana, mas percebemos também traços portugueses. É comum o uso de temperos fortes, óleos vegetais como o azeite-de-dendê e o uso de carnes de sol e pratos feitos com raízes, como a tapioca. O acarajé baiano, já ultrapassou fronteiras e é apreciado internacionalmente.

Com uma das maiores bacias hidrográfica do mundo, a região norte não poderia deixar de apresentar uma forte utilização de peixes em sua cozinha, o uso do  pirarucu, tambaqui e tucunaré, é bastante comum. O uso da mandioca também é muito intenso, principalmente no preparo do prato típico “Pato no tucupi”, que é um sumo extraído da raiz da mandioca brava.

Um país com uma grande riqueza de ingredientes, com diversos aromas e diversos sabores, só poderia resultar em uma gastronomia que agrada aos paladares mais exigentes.  As refeições ultracongeladas da Ravi tem influências de todas as regiões do país, como o Picadinho Carioca, o Bobó de Camarão, a Peixada Baiana, o Risoto do Cerrado e muitos outros. Experimente os diversos pratos típicos do Brasil, com uma explosão de sabor e praticidade que só a Ravi oferece!